Conheça o Museu do Homem do Nordeste


Criado a partir das idéias museológicas defendidas pelo sociólogo Gilberto Freyre, o Museu do Homem do Nordeste nasceu da fusão de três outros museus: o Museu de Antropologia (1961-1979), pertencente ao então Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais; o Museu de Arte Popular (1955-1966), ligado ao Governo do Estado de Pernambuco; e o Museu do Açúcar (1963-1977), do extinto Instituto do Açúcar e do Álcool.
O autor de Casa-grande & Senzala e de outras obras basilares para a compreensão da sociedade brasileira, defendeu, em 1924, a criação de museus regionais de caráter antropológico, afirmando ser fundamental a fundação, no Brasil, particularmente no Nordeste, de museus de um tipo novo: que reunisse valores expressivos da cultura e do ethos de gentes brasileiramente regionais. Após a incorporação dos acervos do Museu de Arte Popular e do Museu do Açúcar, Freyre completaria a representação museológica do que ele compreendia ser o conjunto da cultura desse homem nacionalmente brasileiro, regionalmente nordestino. Em 1979, é instituída a criação do Museu do Homem do Nordeste, ligado à atual Diretoria de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco, vinculada ao Ministério da Educação.
Hoje, o Museu reúne um acervo de cerca de 15.000 peças de caráter histórico e antropológico, que conduz à compreensão da formação histórico-cultural da região, bem como dos modos de vida e aspectos ligados à cultura dos grupos étnico-sociais que compuseram e compõem a atual região Nordeste do Brasil.

Visitação:
Terças a sextas-feiras – das 8h30 às 17h | Sábados e domingos – das 13 às 17h
Fechado nos feriados de 1º de janeiro, Carnaval, data Magna de Pernambuco (6/3), Sexta-feira da Paixão, São João (24/06) e Natal (25/12)
Visitas programadas para grupos, atendimento escolar e informações sobre programação educativo-cultural podem ser obtidas pelo telefone  (81) 3073 6340 ou museudohomemdonordeste@fundaj.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Ingresso:
Inteira R$ 4,00
Meia (estudante e professor da rede privada de ensino), com identificação: R$ 2,00
Gratuito para: estudante e professor da rede de ensino pública e idoso igual ou superior a 60 anos de idade. Exige-se identificação.
PARA TODOS no 3º domingo do mês – FAMÍLIA NO MUSEU

Endereço:
Avenida 17 de Agosto, 2187 – Casa Forte
Recife/PE
CEP 52061-540

Anúncios

Sobre nordestevinteum
Responsabilidades Editoriais A Revista Nordeste VinteUm, dentro de seu caráter pluralista, se pretende um veículo aberto à participação e à construção coletiva do seu conteúdo. Para tanto, trabalha com o Conselho Editorial designado pela Editora Assaré. Nesta instância, são discutidas estratégias para viabilizar e manter a periodicidade da revista, garantir o cumprimento da sua política editorial, definir os nomes dos colaboradores e acompanhar, através de ouvidoria, a relação público leitor-revista. Tudo em respeito aos ditames do bom jornalismo, cujo compromisso com a ética e a verdade são inarredáveis.

2 Responses to Conheça o Museu do Homem do Nordeste

  1. LARISSA MYLENA says:

    GOSTEI MUITO PORQUE FALA SOBRE OS NORDESTINO E ISSO É MUITO BOM!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. katia says:

    Kátia amei por ser tudo lindo e limpo de mais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: