Secretaria de Cultura do Ceará apoia encontro de grupos da cultura tradicional popular


A partir de 22 de agosto, data em que se comemora o Dia Mundial do Folclore, a cidade de Fortaleza se transformará em palco de diversas manifestações da cultura tradicional. Na ocasião, terá inicio a 4ª edição do Folgança: Encontro de Grupos da Cultura Tradicional Popular, promovido pelo grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). As atividades acontecerão no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e em dois bairros da periferia da capital cearense.

As apresentações se estendem até o dia 31 de agosto. A 4ª edição do Folgança tem como objetivo valorizar a diversidade de expressões artísticas e enaltecer as características histórico-culturais cearenses, proporcionando um maior conhecimento das peculiaridades culturais do estado.

O evento reúne grupos tradicionais, mestres da cultura tradicional, grupos folclóricos, pesquisadores, professores e estudantes. São realizadas oficinas de danças tradicionais, seminários, debates e apresentações culturais de vários grupos, numa espécie de festival itinerante.

 

Programação

A abertura oficial da Semana do Folclore está marcada para acontecer no dia 22, no Centro de Cidadania César Cals, localizado na Rua Cel. Matos Dourado, 1499, Pici. O evento começará às 18h e contará com entregas de placas aos homenageados e apresentações artísticas.

O Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar reserva para os dias 25 e 26 de agosto a realização do Seminário Folclore – Educação e Turismo. Oficinas de danças tradicionais populares e apresentações artísticas ocorrerão nos dias 27 e 28.

O encerramento da Semana do Folclore, com barracas de artesanato, comidas típicas e apresentações de grupos folclóricos e artísticos  está marcada para o dia 31, a partir das 18h, na Praça do Bairro João XXIII, em Fortaleza.

(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Fotos: Divulgação/Secult-CE)

Fonte: Portal do Ministerio da Cultura.

Anúncios

Sobre nordestevinteum
Responsabilidades Editoriais A Revista Nordeste VinteUm, dentro de seu caráter pluralista, se pretende um veículo aberto à participação e à construção coletiva do seu conteúdo. Para tanto, trabalha com o Conselho Editorial designado pela Editora Assaré. Nesta instância, são discutidas estratégias para viabilizar e manter a periodicidade da revista, garantir o cumprimento da sua política editorial, definir os nomes dos colaboradores e acompanhar, através de ouvidoria, a relação público leitor-revista. Tudo em respeito aos ditames do bom jornalismo, cujo compromisso com a ética e a verdade são inarredáveis.

One Response to Secretaria de Cultura do Ceará apoia encontro de grupos da cultura tradicional popular

  1. OLA, GOSTARIA DE SABER UMA COISA EU SÓ COORDENADOR DE INSTITUTO CHAMADO IRCAB NA REGIÃO DE SOBRAL, ONDE DESENVOLVEMOS TRABALHOS COM DIVERSIDADE DA CULTUAR COM CRIANÇAS ADOLESCENTES,JOVENS E ADULTOS, E PRINCIPALMENTE A TERCEIRA IDADE JOGADO CAPOEIRA NOSSA LINDO DE MAS ELAS COM 60 A 90 ANOS DE IDADE MAS NÃO TEMOS O VERDADEIRO APOIO E RECONHECIMENTO DO PODER E DA INICIATIVA DE APOIO GOSTARIA UM DIA PODER TEM UMA PONTO DE CULTURA TEMOS UMA ESPAÇO BOM E TODAS AS ORGANIZAÇÃO… POR FAVOR NOS AJUDE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: