Coleção de postais de Liêdo Maranhão ilustra exposição do dia 11 de janeiro a 24 de abril


A exposição “Postaes: A Correspondência Afetiva na Coleção Liêdo Maranhão” é realizada de 11 deste mês a 24 de abril, no Centro Cultural Correios, no Recife Antigo. A mostra, organizada pelo Núcleo de Empreendimentos em Ciência, Tecnologia e Artes (Nectar), apresenta 253 postais do acervo pessoal do colecionador e pesquisador de cultura popular Liêdo Maranhão. Com entrada franca, a exposição poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h.

Os visitantes terão acesso a cartões-postais datados de 1901 a 1950. A coleção foi construída ao longo de 50 anos, com postais saídos da correspondência familiar do próprio Liêdo Maranhão, além de itens garimpados em sebos, mercados públicos, acervos privados e antiquários do Recife e de cidades europeias.

A seleção apresenta conteúdos sentimentais, humorísticos, religiosos e sensuais. São imagens fotográficas de flores, artistas do teatro, crianças, moças e casais apaixonados. A mostra revela ainda o lado técnico e industrial da produção dos cartões-postais da época. Uma pesquisa musical e entrevistas gravadas com o colecionador também compõem o ambiente. A exposição tem curadoria de Bartira Ferraz e Gustavo Maia. O patrocínio é dos Correios e do Governo Federal.

LIÊDO – O pernambucano Liêdo Maranhão nasceu no dia 3 de julho de 1925, no bairro de São José, no Recife. Formado em Odontologia, Liêdo também é escritor, escultor, fotógrafo, cineasta, colecionador e pesquisador de cultura popular. Ao longo de décadas, vem reunindo um vasto acervo sobre a temática e dedicando-se à preservação da memória nordestina. O pesquisador mantém na própria casa o Memorial da Cultura Popular, onde estão arquivados aproximadamente 10 mil documentos, livros, cordéis, depoimentos, folhetos, esculturas, entre outros materiais garimpados em feiras livres, mercados públicos e sebos.

Mais informações Nectar (81) 3272.1205

Sobre nordestevinteum
Responsabilidades Editoriais A Revista Nordeste VinteUm, dentro de seu caráter pluralista, se pretende um veículo aberto à participação e à construção coletiva do seu conteúdo. Para tanto, trabalha com o Conselho Editorial designado pela Editora Assaré. Nesta instância, são discutidas estratégias para viabilizar e manter a periodicidade da revista, garantir o cumprimento da sua política editorial, definir os nomes dos colaboradores e acompanhar, através de ouvidoria, a relação público leitor-revista. Tudo em respeito aos ditames do bom jornalismo, cujo compromisso com a ética e a verdade são inarredáveis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: