Privataria Tucana será tema de debate desta Quarta Vermelha


O Comitê Municipal do PCdoB de Fortaleza, através da Secretaria de Formação, retoma as atividades das Quartas Vermelhas, projeto que visa debater importantes temas que contribuam na formação política dos comunistas.

O encontro que acontecerá nesta quarta-feira (08/02), a partir das 19h, na sede do Municipal, vai debater “A Privataria Tucana” e terá como expositor o jornalista Luis Carlos Antero.
O ciclo de palestras promovido pela Secretaria Municipal de Formação do PCdoB de Fortaleza tem se mostrado como mais uma experiência bem sucedida realizada pelo Partido. As “Quartas Vermelhas” tem como objetivo atualizar os comunistas fortalezenses em discussões importantes para o país.

Saiba mais
A Privataria Tucana é um livro de autoria do jornalista Amaury Ribeiro Jr. resultante de 12 anos de investigação jornalística sobre a chamada “Era das Privatizações”, ocorrida no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC), sob o comando do então Ministro do Planejamento José Serra, ex-governador do Estado de São Paulo. A expressão que deu origem ao título do livro,“privataria”, foi criada pelo jornalista Elio Gaspari, referindo-se à nebulosidade que envolvia as operações de privatização e ligando ao termo pirataria. Amaury Ribeiro Jr. resolveu utilizá-la pela adequação aos atos que qualificou como pirataria, que teriam sido praticados ao longo do processo de privatizações, envolvendo dinheiro público, em benefício de fortunas pessoais.
A grande imprensa brasileira ignorou o lançamento do livro, mas ele teve uma enorme repercussão em blogs, identificados com a esquerda, e nas redes sociais. O livro provocou uma grande reação negativa do PSDB e causou requerimento por uma comissão parlamentar de inquérito.

CPI da Privataria
O deputado federal Delegado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) conseguiu recolher as 171 assinaturas necessárias para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Protógenes disse que a motivação veio do livro do jornalista Amaury Ribeiro Junior, que o deputado classificou como um “importante documento”. O parlamentar conseguiu o número de assinatura (186) suficientes para requerer a abertura da CPI, mas ressaltou que “a CPI só será mesmo aberta se houver pressão popular”.

Serviço
Quartas Vermelhas

Tema: Privataria Tucana Debatedor: Luis Carlos Antero

Data: quarta-feira (08/02)

Hora: a partir das 19h

Local: Sede do Comitê Municipal do PCdoB de Fortaleza (Av. da Universidade, 1814)

Promoção: Secretaria Municipal de Formação De Fortaleza

Fonte: Portal Vermelho

Sobre nordestevinteum
Responsabilidades Editoriais A Revista Nordeste VinteUm, dentro de seu caráter pluralista, se pretende um veículo aberto à participação e à construção coletiva do seu conteúdo. Para tanto, trabalha com o Conselho Editorial designado pela Editora Assaré. Nesta instância, são discutidas estratégias para viabilizar e manter a periodicidade da revista, garantir o cumprimento da sua política editorial, definir os nomes dos colaboradores e acompanhar, através de ouvidoria, a relação público leitor-revista. Tudo em respeito aos ditames do bom jornalismo, cujo compromisso com a ética e a verdade são inarredáveis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: