DocBrazil Festival


Já estão abertas as inscrições de documentários para participação no DocBrazil Festival, evento que conta com o apoio institucional do Ministério da Cultura e acontece entre os dias 2 a 30 de setembro nas cidades chinesas de Pequim, Xangai, Cantão e Macau.

Os documentaristas têm até o dia 15 de março para enviar seus trabalhos através do site www.docbrazilfestival.com. Os interessados deverão entregar um termo de autorização de exibição de imagem, DVDs com legenda em inglês, fotos, material promocional e lista de diálogos. Os selecionados serão conhecidos no dia 5 de maio.

O DocBrazil é um festival não competitivo e não há restrição quanto a temas ou gêneros dos documentários enviados para seleção ou limite para o número de inscrições por participante. O evento atua como uma plataforma criativa envolvendo parcerias e atividades paralelas e tem como objetivo  reinventar a percepção do Brasil no país asiático.

A curadora e organizadora do evento, Fernanda Ramone, explica que o festival busca o conhecimento e a troca mútua entre as duas culturas. “O intuito do evento, mais do que mostrar as similaridades e diferenças entre Brasil e China, é fortalecer o canal de entendimento entre os países”.

Ela citou ainda exemplos de parcerias que contribuem para a mudança do olhar do chinês em relação a cultura brasileira, como o Raffles International Design Institute. “Temos uma parceria com um instituto de design em que  jovens designers chineses criam os cartazes para cada documentário exibido, além de criar um pôster sobre a percepção que eles possuem do Brasil. Isso pode se transformar uma pequena mostra do que os jovens pensam ou sabem do nosso país”.

Festival

A ideia do DocBrazil Festival surgiu como forma de divulgar a riqueza e a diversidade da arte brasileira na China, e estimular, a partir dessa empatia, o desenvolvimento de um processo de expansão de horizontes, utilizando o espaço geográfico e suas nuances como ponto de encontro de similaridades humanas e de aproximação cultural.

Em 2011, o evento esteve presente nas principais cidades chinesas com sete documentários, ciclo de palestras, intervenções artísticas e shows musicais. Os títulos selecionados apresentaram temas ligados à diversidade cultural brasileira, a ruptura de estereótipos e o papel do Brasil no século XXI.

Na capital Chinesa, Beijing, o DocBrazil Festival teve destaque como uma das principais atrações internacionais do Festival 789, o maior evento dedicado ao público jovem chinês na cidade, organizado pelo mega portal chinês Sohu.com.9

(Texto: Marcos Agostinho  – Ascom/MinC)

Sobre nordestevinteum
Responsabilidades Editoriais A Revista Nordeste VinteUm, dentro de seu caráter pluralista, se pretende um veículo aberto à participação e à construção coletiva do seu conteúdo. Para tanto, trabalha com o Conselho Editorial designado pela Editora Assaré. Nesta instância, são discutidas estratégias para viabilizar e manter a periodicidade da revista, garantir o cumprimento da sua política editorial, definir os nomes dos colaboradores e acompanhar, através de ouvidoria, a relação público leitor-revista. Tudo em respeito aos ditames do bom jornalismo, cujo compromisso com a ética e a verdade são inarredáveis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: