Programa Mercosur Audiovisual


Trinta salas brasileiras de cinema digital serão selecionadas pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC) para concorrer à licitação internacional no âmbito do eixo 3 do Programa MERCOSUR Audiovisual – Redes de Salas Digitais (RSD). Após a seleção dos espaços, uma equipe técnica do programa irá eleger as dez salas que irão compor a rede.

Ao lado das salas brasileiras, serão definidas também dez salas argentinas e cinco no Paraguai e mais cinco no Uruguai, totalizando assim 30 espaços. O programa é composto além do fomento a Rede Mercosul de Exibição, de mais quatro eixos temáticos: Legislação Audiovisual, Formação e Capacitação, Preservação e Observatório Mercosul Audiovisual.

Para participar da RSD não é necessário ter muita experiência, nem pagamento de licenças para funcionamento. Além disso, a participação apresenta outras vantagens como: sala conectada em rede usando internet em acesso remoto, simplificando o trabalho da equipe da cabine de projeção; os conteúdos vão chegar via internet, em definição full HD, diretamente ao servidor digital de playout e estarão criptografados a fim de evitar pirataria; garantia de conteúdo para o ano todo; ideal para educação a distância, oficinas de capacitação, conferências internacionais etc.; estreia simultânea em todas as salas que fazem parte da rede; tecnologia preparada para recepção por satélite e catálogo online atualizado constantemente e notificações via e-mail das novidades.

Os interessados em inscrever salas de cinema no processo de seleção deverão encaminhar o formulário preenchido, até o dia 24 de fevereiro, para o e-mail sav.internacional@cultura.gov.br. Com isso, a Secretaria do Audiovisual também pretende identificar, mapear e diagnosticar um conjunto de salas de cinema com vocação cultural que tenha funcionamento sustentável. De acordo com o cronograma do projeto, todos os espaços deverão estar em funcionamento no primeiro semestre de 2013.

Para participar da seleção os proponentes deverão contar com um espaço que disponha de no mínimo 64 assentos fixos; projetor com qualidade Full HD e resolução mínima de 1920×1080 pixels. O projetor não precisa ser de uso exclusivo da sala; player Digital (Playout Server); espaço isolado do público (cabine de projeção) para instalar o sistema de projeção, de som e computador (server de playout), que deverá estar refrigerado entre 16 e 21° Celsius;  sistema de som 5.1; rede elétrica estabilizada e conexão a Internet com banda larga.

Integração Audiovisual

Com o objetivo de que os cidadãos tenham mais acesso aos conteúdos audiovisuais produzidos na região, por intermédio de uma série de ações coordenadas a fim de promover a complementaridade das indústrias cinematográficas, facilitar a circulação inter-regional e ampliar a capacidade técnica, o Programa Mercosur Audiovisual foi criado por acordo firmado entre o Mercosul e a União Europeia para beneficiar os quatro países-membro (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).

O programa visa, além da criação das RSD, a realização de estudos comparativos sobre a legislação e a cadeia de valor do setor audiovisual nos países do bloco. O Programa atua também na preservação, restauração, digitalização e divulgação do patrimônio audiovisual dos países-membros.

Fonte: Ascom/MinC

Sobre nordestevinteum
Responsabilidades Editoriais A Revista Nordeste VinteUm, dentro de seu caráter pluralista, se pretende um veículo aberto à participação e à construção coletiva do seu conteúdo. Para tanto, trabalha com o Conselho Editorial designado pela Editora Assaré. Nesta instância, são discutidas estratégias para viabilizar e manter a periodicidade da revista, garantir o cumprimento da sua política editorial, definir os nomes dos colaboradores e acompanhar, através de ouvidoria, a relação público leitor-revista. Tudo em respeito aos ditames do bom jornalismo, cujo compromisso com a ética e a verdade são inarredáveis.

One Response to Programa Mercosur Audiovisual

  1. Andrea disse:

    Gostaria de saber se o prazo para o recebimento do formulário foi prorrogado?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: